Técnicas de aprendizagem e fixação de conteúdo

 


Existem algumas técnicas que podem ajudar a acelerar o aprendizado, fazendo com que você consiga estudar de maneira mais rápida e eficiente. 


Técnica Feynman - Escolha o assunto que você precisa ou deseja aprender. Pesquise tudo o que puder sobre ele. Utilize vocabulário básico e faça conexões simples de entender. Grave uma aula pra você mesmo. Explique como se tivesse dando uma aula pra alguém que não conhece o assunto. Você vai conseguir memorizar, identificar as lacunas de aprendizagem. Quando estudamos algo parece que aprendemos tudo, pois a sensação de ler e entender faz parecer que já memorizamos.Entender não é dominar o assunto, e entender não é o mesmo que lembrar. Quando você explica pra alguém, você vai memorizar de um modo mais profundo, e vai perceber os buracos no próprio aprendizado,quando isso acontecer,  volte às suas fontes de informação até que consiga explicar o assunto completamente.Leia em voz alta tudo o que escreveu.Organize as informações como se você contasse uma história, uma boa maneira é criar analogias para perceber que você, de fato, está dominando o assunto.Faça quantas alterações forem necessárias até que tudo esteja claro.


Técnica Pomodoro - Elabore uma lista com todas as tarefas do dia, ajuste o tempo para 25 minutos ou o tempo que preferir, você pode usar para isso o alarme do seu celular; Comece a fazer sua primeira tarefa;Assim que o tempo soar, pare e descanse 5 minutos; Recomece a tarefa (se ela não terminou) ou inicie outra;Após 4 ciclos seguidos, descanse meia hora.


Técnica Flow Time - tem por base a contagem de tempo, o foco em uma tarefa de cada vez e intervalos regulados, visando evitar estresse e a ruptura repentina. Você não pré-determina o tempo de cada ciclo, você vai  até onde sentir que precisa de uma pausa. Assim você torna a rotina mais flexível, estudando por quanto tempo seu cérebro quiser.


Autofoco - Para aplicar essa Técnica, você começa criando três listas de tarefas:

⏩Tarefas Novas

⏩Tarefas Recorrentes

⏩Tarefas Não finalizadas


Preencha a lista de tarefas novas com todas as atividades que você já sabe que precisa completar naquele dia e faça uma linha abaixo da última tarefa. Se precisar adicionar mais uma tarefa, faça isso abaixo dessa linha. Assim, todas as tarefas acima dessa linha são "velhas".Quando começar a estudar, analise sua lista de tarefas velhas e comece a trabalhar em uma de cada vez. Quando finalizar, tire essas tarefas da lista.Caso sejam recorrentes, transfira-as para a lista de recorrentes. Se não finalizou, coloque-as em não finalizadas.

Enquanto todas as tarefas velhas não forem finalizadas, não avance para as novas.Volte para o topo da lista, conferindo uma por uma. Somente se perceber que não pode completar nenhuma das tarefas velhas agora, passe para a lista de novas.A chave para o Autofoco funcionar é concentrar-se em apenas uma tarefa de cada vez e finalizá-la. 

Método GTD - Getting Things Done - A intenção aqui é eliminar os "circuitos abertos", que são aquelas preocupações que ficam na sua cabeça mesmo quando está fazendo outra coisa e impedem que o estudo flua. 

O primeiro passo da técnica é coletar informações. Escolha o local de sua preferência e anote todas as tarefas pendentes.Feito isso, é hora de processar as informações. Analise cada tarefa da sua lista e reflita sobre o que você precisa fazer em relação à ela.Depois, estabeleça uma ordem de priorização das tarefas. Tudo o que for simples e rápido, deve ser feito primeiro.Passe então para a execução. Para tanto, concentre-se em uma tarefa de cada vez. O último passo desta técnica é a revisão semanal. 


Matriz de Eisenhower - Essa técnica vai te ajudar a definir suas prioridades. Para tanto, você precisa responder a duas perguntas: 


⏩Quais são suas tarefas importantes? 

⏩E quais são suas tarefas urgentes?

As tarefas "importantes e urgentes" são as que você deve fazer primeiro, pois são suas prioridades.Depois passe a execução das tarefas que são "importantes e não urgentes". E por último faça aquelas "urgentes e não importantes" e "nem urgente nem importante", de acordo com o tempo que tiver disponível.










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