Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
A
educação especial lida com fatos de ensino e aprendizagem que não são os mesmos
com que lida com a educação regular.
Crianças
com necessidades especiais, são aquelas que por algum tipo de limitação,
requerem algumas modificações ou, adaptações no programa educacional para que
possam atingir todo o seu potencial.
Dos
profissionais que atuam na educação especial prestando apoio especializado,
estão: professor, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo,
psicopedagogo, etc.
Ao
falarmos de educação especial, estamos falando também da educação inclusiva,
que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino
regular.
Em
termos educacionais, há diferenças entre o ensino integrado e o ensino
inclusivo. No inclusivo, reconhece que todas as crianças são diferentes e que
as escolas e os sistemas de educação precisam ser transformados para atender as
necessidades individuais de todos os educandos com ou sem necessidade especial.
A inclusão significa respeitar as diferenças e não tornar todos iguais.
Já o
ensino integrado, refere-se ao aprendizado eficaz das crianças com deficiência,
quando frequentam escolas regulares, tendo como instrumento a qualidade de
ensino. A criança é vista como portadora de um problema e necessita ser
adaptada aos demais estudantes.
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