Estratégias de memorização

 


Muitas vezes, a sensação é de que você estuda muito, mas não consegue fixar o conhecimento na mente. Isso gera cansaço e frustração. Existem diversas maneiras de melhorar seu desempenho cerebral, como:

Interesse pela matéria: Deverá se interessar pelo que estiver estudando. Todos lembramos melhor daquilo que nos interessa. Se você não estiver interessado na matéria que estiver aprendendo, você deve encontrar uma maneira de se interessar. Tente estudar por vídeos, escolha um professor(a) que você goste, tente responder questões, alterar para um material mais denso, desde que encontre uma saída para estudar a matéria.

Leques de cores: Encontre uma maneira de estimular sua memória visual. Você ficará surpreso com a melhora na retenção de conhecimento. Utilize cores diferentes em suas anotações.

Árvore e palácio mental: Crie uma árvore de memória mental. Crie mentalmente ramos e folhas com a visualização dos assuntos quebrados em partes para facilitar. Terá que utilizar a imaginação para fixar pelo menos os tópicos e informações principais de um assunto que seja de difícil memorização.

A técnica do palácio funciona assim: Escolha um local grande que você tenha bastante familiaridade , caminhe mentalmente por este local, aproveitando cada detalhe para introduzir uma imagem que remeta a um assunto , aproveite o máximo de detalhes que conseguir nesse primeiro local , em outro local comece outro assunto que também conheça muito bem . Tente utilizar uma técnica para cada assunto difícil.

Associação: Associe o que você está tentando aprender com o que você já conhece. Isso vai acontecendo naturalmente. Portanto, quanto mais conhecimento tiver, melhor será. Nesse ponto entra a importância de estudar várias matérias naquele planejamento a longo prazo. Ter amplo conhecimento de várias matérias lhe ajudará mais do que tentar decorar (através da repetição) matérias básicas de apenas um concurso público. Nesse sentido, quanto mais conexões mentais você tiver com uma informação, mais bem-sucedido será em lembrá-la.

Resumo: Ao ler um conteúdo novo, resuma cada parágrafo em um bloco de anotações do próprio PDF se for o caso, ou na margem da folha se for material impresso. Isso exigirá seu raciocínio crítico sobre o que está lendo. Trabalhara o estudo ativo. Além de anotar no próprio material de estudo, você pode, depois de um período de estudo, tentar resumir o que aprendeu até o momento. Junte os conceitos que você está aprendendo e avance com eles; aplique-os a situações novas, isso criará mais conexões neurais para reforçar sua memória.


postar um comentário